PUBLICIDADE

Projeto da Polícia Civil faz parte de programa social em Sorriso

PUBLICIDADE

O projeto “De Bem Com a Vida” desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil participou do evento “Dia da Criança Cidadã”, na última sexta-feira, no município. O evento, idealizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e desenvolvido pelo Observatório Social de Sorriso (OSS), Secretaria de Educação Municipal e outras entidades parceiras, atendeu mais de 270 crianças.

O evento “Dia da Criança Cidadã” é desenvolvido com objetivo de debater e proporcionar reflexão sobre o que é ser cidadão e demonstrar a importância do seu papel em sociedade de forma ética e cidadã. Esse é o quarto ano que o município de Sorriso é beneficiado com o projeto, sendo a única cidade que não é capital que desenvolve o “Dia da Criança Cidadã”.

A convite da Polícia Civil, os presentes assistiram a apresentação do grupo teatral “Ministério de música e artes”, da Igreja Renovação Carismática Católica de Sorriso, a apresentação da peça “Meus heróis morreram de overdose”.

Segundo o coordenador do Projeto “De Bem Com a Vida” na região de Sinop, delegado Pablo Borges Rigo, essas peças levam as crianças e adolescentes a refletir que o mundo do alcoolismo e drogas, não leva a bons caminhos, além de conhecerem um pouco sobre o trabalho dos Policiais, Bombeiros e outras profissões do bem. “Esses profissionais, sim podem ser chamados de heróis, pois sempre estão lutando contra o mal e salvando vidas”.

Para a coordenadora do grupo teatral, Anderléia Bergamasco Zanon, a parceria com o projeto social da Polícia Civil, é um caminho de chegar até as crianças e adolescentes do município, atentado para a necessidade de aproximação de uma forma diferente, tocando os corações das crianças.

“É nessa idade em que são apresentados a eles todas situações, boas e ruins. Que sejamos luz para essas crianças rumo ao caminho do bem. O jovem sempre busca se espelhar em alguém que represente seus anseios e sonhos. Heróis de verdade não usam drogas, nem anabolizantes, enfrentam a vida de cara limpa, trabalhando e estudando para ser alguém na vida”, enfatizou a coordenadora.

A secretaria-executiva do Observatório Social de Sorriso (OSS), que coordenou o Dia da Criança Cidadã, Myriã Letycia Silva do Nascimento, mencionou o que no ano de 2015, o projeto envolveu 16 das 20 escolas municipais de Sorriso e englobou um total de 272 crianças, entre 5 e 6 anos de idade, do ensino fundamental. No total, foram cinco oficinas em forma de rodízio desenvolvidas pelos parceiros.

Entre as atividades estavam, oficinas sobre sustentabilidade e economia dos recursos naturais desenvolvida pelo Sebrae, oficina da Polícia Militar que debateu a prevenção e o combate as drogas através do programa Proerd, oficina de educação de trânsito desenvolvida pelo Detran Mato Grosso, oficina do Corpo de Bombeiros que debateu o papel da instituição na sociedade e divulgou técnicas de primeiros socorros e proteção a vida, e apresentações teatrais da Polícia Civil.

No final, foram distribuídos gibis e cd’s de controle social disponibilizado pelo Tribunal de Contas. As crianças receberam dois lanches, no período da manhã e no período da tarde, e o almoço que foi oferecido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura, com o acompanhamento de uma nutricionista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE