A Prefeitura de Sinop lançou, mês passado, o Projeto Cata Óleo, desenvolvido pela Secretaria de desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente em parceria com a Cooperativa Feliz Natal (Cooperfeliz). O objetivo é recolher o óleo vegetal utilizado pelas famílias dos alunos, para ser destinado para usina de Biodiesel da Cooperativa. “É uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente através da redução da quantidade de resíduos de gordura que são destinados de forma inadequada” explicou o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Picin.
Duas escolas foram selecionadas para participar do projeto piloto: a escola Armando Dias, localizada no bairro Boa Esperança e a Escola Lizamara de Almeida, no jardim Imperial.
Ontem, foram coletados os primeiros litros de óleo. No total foram 700 litros que serão destinados para produção de biodiesel. Os alunos pretendem continuar a coleta de óleo nas suas casas e bairros durante as férias para depositar no tanque de coleta quando retornarem.
“Iniciamos com trabalhos em sala de aulas e posteriormente partimos para a prática. Hoje temos um belo projeto de reciclagem e agora trabalhamos com o cata óleo” explicou a coordenadora da escola, Janaína Soares.
De acordo com Picin, a partir de setembro o projeto se expandirá para as demais escolas do município, totalizando a participação de mais de 14 mil alunos.