O serviço de castração de cães e gatos em Sorriso, em funcionamento há quase um mês, realizou 87 atendimentos com 84 castrações. Entre os felinos, foram castrados 10 machos e 21 fêmeas, enquanto cães foram 21 machos e 32 fêmeas. A veterinária Beatriz Brocco, responsável pela Castrapet, destacou que a secretaria está atendendo animais acolhidos no abrigo municipal de cães e gatos, além de animais tutelados por pessoas cadastradas no CadÚnico para programas sociais e protetores independentes.
Para tutores com CadÚnico e tutores independentes, o acesso aos serviços é gratuito. Para quem é tutor de um animal e se enquadra nas situações acima e busca acesso aos serviços, existe um protocolo para atendimento. Para ter acesso basta preencher o cadastro disponível no site da prefeitura e seguir as etapas previstas no processo.
“Essa parceria está centrada em diminuir a população de cães de rua, situações de abandono que acabam lotando o abrigo e os quintais de protetores independentes. Precisamos lembrar que animais, assim como as pessoas também passam por situação de vulnerabilidade e, nesses casos, a castração é um ato de cuidado”, destacou Beatriz.