O lançamento do projeto "Mato Grosso sem Fumaça" acontecerá, amanhã, às 9h. O evento será realizado no estacionamento do Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde foi instalado um pulmão inflável com 220 metros quadrados. A ação visa informar a população sobre os malefícios causados pela fumaça das queimadas, cigarro e fogão à lenha. O "pulmão", que tem capacidade para abrigar cerca de 100 pessoas, contará com salas e mini auditório. A estrutura ficará aberta ao público até o dia 21 de outubro.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), UFMT, Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, Tribunal de Justiça e Corpo de Bombeiros. No interior do "pulmão", serão apresentadas informações sobre os temas, por meio de painéis interativos, vídeo, exposição de peças anatômicas do corpo humano, fotos, percepções olfativas e auditivas.
Além disso, técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresentarão as atividades de monitoramento das queimadas e desmatamento realizadas no Estado. Os estudantes receberão material de apoio como fascículos pedagógicos referentes à Educação Ambiental. Todas as visitas serão acompanhadas por técnicos e profissionais da área. Já os grupos de estudantes serão acompanhados por cerca de 100 monitores.
Para garantir a inclusão social, pessoas com cadeira de rodas poderão circular por todo o espaço e o tour será acompanhado por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já na área externa, o Corpo de Bombeiros apresentará os projetos "Brigada do Pantanal" e "Bombeiros do Futuro", bem como realizará simulações de treinamento e exposição de veículo de combate a incêndio e salvamento.