Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está proporcionando a idosos a descoberta do mundo digital. Nessa sexta-feira (13), o Projeto Ação Digital concluiu mais um curso de informática básica realizado para as pessoas da terceira idade. A qualificação aconteceu no telecentro localizado no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá.
De acordo com o coordenador do Ação Digital, César Vidotto, mais de cem idosos já passaram pelo curso de capacitação ministrado no local. A ação visa capacitar idosos que ainda não tiveram a oportunidade de serem inseridos no ambiente virtual. Seo Mauro Gomes Bezerra, de 65 anos, participou da capacitação e já tem planos de continuar a se qualificar."Tudo que aprendi será muito útil para meu trabalho de Geomensura e Edificações, feitos manualmente até agora. Vou fazer mais cursos para aperfeiçoar minhas atividades profissionais", afirmou o idoso.
Já Belmira Guedes da Silva, acredita que o computador será um grande parceiro para divulgação do seu trabalho. "Perdi o medo do computador, tanto que até comprei um para expor meus trabalhos de artesanato para o mundo", ressaltou a idosa que reside no bairro Santa Izabel. Dona Leudes Solange de Souza acredita que o curso poderá propiciar a ela novas oportunidades profissionais. "Gostei muito de aprender informática e isso com certeza será muito importante para eu encontrar um trabalho mais tranquilo", destacou a senhora que é cuidadora de idosos.
"É muito bom poder contribuir com a vida das pessoas. O mundo atual é dominado pelo uso da informática, num processo que acaba por excluir aquelas pessoas que não sabem ou não estão conectadas à rede mundial do computador. E o Ação Digital promove antes de qualquer coisa a inclusão social, ao permitir a democratização do acesso ao mundo digital", disse o coordenador do projeto, César Vidotto.