O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania, realizou cerca de 14 mil matrículas, no ano passado. Uma das vertentes dos Programas SER Família, o SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e já teve mais de 22 mil matrículas feitas desde o lançamento, em 2023.
Segundo a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, é essencial levar capacitação a todos os lugares de Mato Grosso, desde os mais populosos até os mais remotos. “O SER Família Capacita foi criado para auxiliar a população. São mais de 50 mil vagas em vários cursos disponibilizados. É muito importante dar conhecimento e capacitar a população, para gerar um futuro mais próspero e com mais oportunidades para as famílias mato-grossenses, em especial aquelas de baixa renda. O principal objetivo do SER Família é dar perspectiva de vida às pessoas”, destacou Virginia Mendes.
“As pessoas não podem viver à margem do assistencialismo. Nossa gente precisa de oportunidade, e isso o Governo do Estado está proporcionando”, concluiu a primeira -dama do Estado. Com objetivo de transformar a vida das famílias mato-grossenses por meio de cursos de capacitação profissional, o total investido no SER Família Capacita em 2024 foi de R$ 18,3 milhões.
De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania da Setasc, cel. Grasi Bugalho, Mato Grosso é um Estado cheio de oportunidades, e o programa é uma ótima ferramenta para qualificar profissionais para preencher as vagas de trabalhos ofertadas.
“O Programa SER Família Capacita auxilia as famílias em diversos aspectos, gera conhecimento técnico e profissional, garante uma renda melhor ao cidadão, e contribui para preencher as diversas oportunidades de emprego que Mato Grosso tem para oferecer. É um benefício mútuo, auxilia o cidadão mato-grossense, e ajuda também no progresso do Estado como um todo”, explicou Grasi.
Os cursos são disponibilizados para todo o Estado, com base na demanda de mão de obra que cada município necessita, sendo uma importante ferramenta para suprir a necessidade profissional que Mato Grosso oferece.
Conforme as diretrizes estabelecidas no programa, qualquer pessoa está apta a se inscrever nos cursos ofertados pelo Programa SER Família Capacita. Porém, a prioridade será para o público que se enquadrar nos seguintes requisitos: preferencialmente beneficiários do Projeto SER Família; mulheres em situação de vulnerabilidade social; profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda; jovens em busca do primeiro emprego; profissionais desempregados em busca de recolocação profissional; pessoas com deficiência; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social; pessoas desempregadas; comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas); egressos do trabalho análogo ao escravo; e egressos do sistema prisional.
O programa já percorreu diversas regiões do Estado, segundo a Superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos, é vital levar capacitação para todos os povos de Mato Grosso.
“Firmamos uma parceria entre Setasc e Senai para trabalhar na progressão e especialização profissional da população. Já formamos diversas turmas, em várias regiões do Estado, o Programa SER Família Capacita já capacitou alunos desde reeducandos, militares, até comunidades indígenas, é uma parceria de sucesso que mostra o resultado positivo da assistência social de Mato Grosso”, ressaltou Danielli.