Os professores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino de Mato Grosso podem se inscrever para a 6ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. A iniciativa da Câmara dos Deputados tem como objetivo oferecer formação em educação para democracia aos educadores do ensino básico de escolas públicas.
Os profissionais da educação interessados em conhecer o Poder Legislativo e vivenciar novas práticas que promovam a participação política e o exercício da cidadania devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação do curso à distância “Educação para Democracia e o Parlamento”, até dia 21 de janeiro de 2016. O Edital do processo seletivo pode ser acessado aqui.
Nessa fase, são disponibilizadas 216 vagas preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por estado e Distrito Federal. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por unidade federativa, são convocados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento em 2016.
De acordo com a técnica da coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Telma Regina Oliveira Peres, os convocados participam de uma semana de formação em Brasília. “Também participam de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania”, informa. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo.
Os participantes que concluírem com êxito o programa são certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados em 120 horas.
Os dois professores de Mato Grosso selecionados para a Missão Pedagógica no Parlamento em 2015 foram Gilberto Monteiro Procópio, da Escola Estadual Jose Alves Bezerra, de Porto dos Gaúchos, e Maria José Basso Marques, da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, do município de Colíder.
O professor Gilberto Procópio desenvolveu projetos que envolveram toda a comunidade escolar, incentivando a participação dos estudantes em outras ações que envolvem o tema política e democracia. Dois jovens da EE Jose Alves Bezerra concorreram à vaga de Mato Grosso em outro programa federal, o Jovem Senador.
Em Colíder, a professora Maria José Basso Marques executou o projeto Jovem no Legislativo com 67 jovens do 2º ano do Ensino Médio. O projeto é fruto da participação da educadora no programa Missão Pedagógica de 2015.
A ação executada após a viagem à Brasília teve o objetivo de aproximar a população jovem do Legislativo visando a participação e compreensão da Câmara Municipal. Os alunos fizeram simulações de Comissão Parlamentar e Plenária, produziram proposições para apresentação na Câmara Municipal de Colíder e ainda foram parlamentares por um dia na Sessão Plenária apresentando os requerimentos desenvolvidos no projeto.