A ações da secretaria de Assistência Social e Cidadania tem beneficiado milhares de famílias carentes de Cuiabá, que recebeu diversos investimentos para auxiliar os mais vulneráveis, principalmente nesta época de pandemia. Somente pelo programa “Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o Coronavírus” foram distribuídos mais de 122 mil kits de alimentação, contendo produtos de higiene e de limpeza. A iniciativa beneficiou instituições que representam públicos distintos como: pacientes em tratamento, catadores de materiais recicláveis, pessoas com deficiências, imigrantes, além de igrejas, clubes de mães, associações de moradores de bairros, moradores de rua e grupos solidários e de filantropia. Esses públicos também foram atendidos pelo programa “Aconchego”, com a distribuição de 37 mil cobertores em períodos de intenso frio.
Liderando voluntariamente grande parte das ações sociais realizadas no Estado, a primeira-dama Virginia Mendes se dedica com empenho para ajudar os mais necessitados. “Eu, como uma mulher cuiabana, sempre fiz questão de atender as instituições cuiabanas. Faço questão de participar pessoalmente de grande parte dessas entregas. Sabemos que as instituições e igrejas nos procuram pelo bom trabalho que realizamos “, pontuou Mendes.
A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, acrescentou que a falta de trabalho, nesse momento de pandemia, fez aumentar as ações no lado social. “Temos, atualmente, de acordo com dados do Cadastro Único, 378 mil famílias em Mato Grosso que se enquadram na situação de extrema pobreza. Dessas, 42 mil residem em Cuiabá e sobrevivem com menos de R$ 89 per capita. É muita gente passando por necessidades e a Setasc tem se empenhado em atender essas famílias”.
Também para auxiliar a população mais vulnerável, o Governo do Estado lançou programas de transferência de renda. O Ser Família Emergencial, que terá duração de 3 meses, irá atender 100 mil famílias no Estado e mais de 10 mil famílias em Cuiabá. Há também outros quatro mil cadastros, de pessoas que vivem com renda familiar de até R$ 89 per capita, que poderão ser enquadrados no programa Ser Família, que será permanente e irá atender públicos distintos como a mulher, a pessoa com deficiência, o idoso e a criança.
Mais de 35 mil refeições foram fornecidas pelo restaurante comunitário Prato Popular nos primeiros três meses deste ano. Desde 2019, somam 194 mil marmitas fornecidas. A unidade está localizada em Cuiabá e atende público bem heterogéneo, compostos por desempregados, moradores de rua, vendedores ambulantes, catadores de papel, acompanhantes de pacientes vindo do interior, aposentados, além de outros cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
Além das pessoas atendidas na unidade, a secretaria, que é responsável por administrar o restaurante, passou a fornecer marmitas prontas para moradores em situação de rua desde que teve início a pandemia em Mato Grosso.
A medida emergencial adotada neste período de crise viabilizou a distribuição diária de 200 refeições balanceadas. A ação é realizada no período noturno, todos os dias da semana ininterruptamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados.