A proposta central do programa Emprega Rede, de contribuir com a erradicação da extrema pobreza no Estado por meio da inclusão produtiva, coincide com a meta “número um” dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2016. De acordo com o professor e secretário executivo do Núcleo ODM de Mato Grosso, Abílio Fernandes Neto, este objetivo prevê “pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade”.
O programa, lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), também atende a meta “número oito” dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Estas ações serão colocadas em prática pelo Emprega Rede. “O trabalhador será atendido em rede e poderá chegar ao Sine por meio da rede socioassistencial, pelo Programa Ação Integrada, delegacias de polícia e entidades da sociedade organizada. Terá acesso a atendimento psicossocial, capacitação e será encaminhado ao mercado de trabalho”, explicou o secretário Valdiney de Arruda.
Dessa forma, segundo o gestor, o Governo do Estado vai contribuir para a emancipação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade para que elas deixem a linha da pobreza e da extrema pobreza e possam viver bem. “O Emprega Rede é uma das inovações brasileiras em termos de políticas públicas com vista à integração das dimensões econômica, social e ambiental para desenvolvimento sustentável”, observa Abílio Neto.
Sobre os objetivos – Também conhecidos como “os 8 jeitos de mudar o mundo”, os ODM são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Já os ODS possuem 17 objetivos que devem nortear as políticas públicas e privadas do mundo a partir de 2015, conforme acordado na Rio+20. A Setas é representada na ODM/ODS por Heliana das Graças Correa da Costa Souza.