PUBLICIDADE

Programa de turismo investiu R$ 278 milhões em obras no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) reestruturou 11 projetos e, em parceria com outras secretarias, retomou nos dois últimos anos as obras do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Turismo (Prodestur) que estavam paralisadas, totalizando R$ 278 milhões de investimentos, entre financiamento e contrapartida do Estado.

As obras, que contam como fonte principal de financiamento recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), incluem revitalização de equipamentos turísticos e implantação e recuperação de infraestrutura de apoio ao turismo. O principal foco do programa é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo, tanto para o cidadão quanto para o município.

Para que os valores voltassem a ser liberados, a Sedec atuou na readequação das exigências de viabilidade econômico-financeira do BNDES. Atualmente, o Prodestur tem como foco a realização de investimentos de infraestrutura e promoção turística nas regiões que formam o chamado “Corredor Turístico”, sendo elas: Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Baixada Cuiabana, além da região do Araguaia.

“O Prodestur é a prova de que estamos cuidando para que o Estado fique mais forte e consiga se desenvolver como um todo. Com o país em crise, conseguirmos esses recursos via BNDES é uma demonstração que estamos chamando atenção ao mostrar todo o nosso potencial. Com relação ao turismo, todas as obras estão beneficiando de maneira geral para que o segmento seja impulsionado e, com isso, esperamos gerar mais desenvolvimento e emprego e renda para toda a sociedade”, comenta o secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro.

Entre as obras que são tocadas pelas secretarias das Cidades e de Infraestrutura se destacam a pavimentação da MT-020, no distrito da Água Fria, em Chapada dos Guimarães; a MT-241, ligando o distrito de Bom Jardim a Nobres; Memorial Rondon, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger; substituição de 31 pontes de madeira por estruturas de concreto na estrada Transpantaneira; construção de um centro de eventos em Barra do Garças e em Tangará da Serra e revitalização de vias públicas nas cidades de Poconé e Nobres; entre outros projetos.

Uma das obras concluídas em 2016 e que vem mostrando os bons resultados de melhorar o acesso a quem visita uma região turística é a pavimentação da MT-241, entre a cidade de Nobres e o distrito de Bom Jardim. Região com um potencial turístico imenso, o asfaltamento do trecho de 57 quilômetros da rodovia oferece mais segurança e conforto para viajar e ajuda fortalece o turismo local.

Apesar da crise econômica pela qual o Brasil vem passando, Nobres e Bom Jardim vem colhendo os frutos da benfeitoria. De acordo com a prefeitura do município, para o período de final de ano a taxa de ocupação da rede hoteleira com reservas antecipadas alcançou 100%, revelando que a cidade está se consolidando como um importante polo turístico de Mato Grosso e que com o acesso pavimentado, atrai ainda mais visitantes.

A pavimentação da ‘Rodovia Rota das Águas’, como ficou conhecida a MT-241, é comemorada pela população local. O fomento ao turismo aumenta o fluxo de pessoas na cidade e a tendência é que novos negócios sejam gerados, trazendo mais renda e emprego.

Outro ponto positivo é que a MT-241 também melhorou a logística de abastecimento dos produtos que circulam pela região e que chegam até a capital. “Essa obra trouxe desenvolvimento como um todo para o município. A rodovia atinge além de Nobres, as cidades de Chapada dos Guimarães e de Rosário Oeste e isso permite que os municípios, que também são pontos turísticos estaduais, sejam beneficiados com a infraestrutura atraindo mais visitantes. Aqui em Nobres, todos estão muito satisfeitos com a atual gestão do Governo que está fazendo investimentos e se aproximando da comunidade, algo que não tínhamos tempos atrás”, comemora o secretário municipal de Turismo de Nobres, Cleber de Oliveira Leite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE