O Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD, formou ontem, a segunda turma de alunos do programa em Nova Mutum, desta vez do interior do município. As atividades foram desenvolvidas nas escolas das comunidades São Manoel, Ranchão e Pontal do Marape e consistem na presença de um policial em sala de aula passando orientações para os alunos.
As atividades iniciaram no dia 08 de agosto e envolvem os alunos da 4º série do Ensino Fundamental. O PROERD é baseado em moldes americanos e tem por objetivo mostrar para as crianças da faixa etária entre 10 e 12 anos, quais os perigos das drogas e as suas conseqüências negativas, assim como da violência. As aulas são ministradas por um policial (instrutor) que foi devidamente preparado. Em sala de aula, fardado e desarmado, o policial aplica lições com duração de 45 minutos, com acompanhamento do professor.
Fazem parte das atividades muitas dinâmicas e orientações. O PROERD também promove uma aproximação maior entre a polícia e a comunidade. Às crianças tem noções de comportamento, respeito e estabelecem uma relação de confiança com as autoridades policiais. “Bem informadas as crianças saberão distinguir situações de risco e assim não envolverem-se em problemas”, explicou o soldado PM Dutra, que é o instrutor do Programa.