A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), apresentou nesta terça-feira (05.06), o sistema de funcionamento do Centro de Comando de Controle (CCC), suas tecnologias e metodologia para os trabalhos de monitoramento e gerenciamento de crises. A apresentação ocorreu durante a abertura do 1º Workshop de Centro de Comando e Controle, realizado no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
Conforme o organizador do evento e coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, o propósito do encontro é demonstrar como o CCC poderá contribuir para o processo de gerenciamento de crise sistematizado. "Esse Centro vai funcionar de maneira tecnológica para auxiliar na tomada de decisões durante os trabalhos de gerenciamento de crises que envolvam vários setores da segurança pública", explicou.
Durante o evento os participantes puderam assistir a palestras cuja temática estavam relacionadas aos sistemas de controle e monitoramento de segurança. Uma delas foi ministrada pelo coronel da reserva do Exército Brasileiro, José Antônio Braga, que já atuou em vários estados brasileiros e em eventos internacionais como os Jogos Mundiais Militares e Pan Americano de 2007.
O coronel falou sobre a importância dessa tecnologia de monitoramento. "O CCC é uma ferramenta que auxilia o comando administrativo e militar na tomada de decisões, e aqui nós falamos sobre a metodologia, as ferramentas e a padronização desse sistema de segurança de estado", disse Braga.
No período da tarde desta terça-feira (05.06), policiais Civis, Militares, Bombeiros, Defesa Civil e servidores da unidade de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública acompanharam as instruções passadas pelas empresas de tecnologias Dígitro e IAI- Israel.
Para o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande, e um dos participantes do evento, tenente-coronel BM Wagner Jorge Santino, a capacitação gera a integração dos organismos de segurança pública. "A capacitação implica no processo de integração de toda segurança pública, fazendo que haja maior qualificação para melhor atender um grande evento como a Copa do Mundo 2014", disse.
Durante a capacitação foi apresentado aos organismos da segurança pública as ferramentas tecnológicas que serão utilizadas no Centro de Comando e Controle. "A apresentação das ferramentas de tecnologia do CCC mostra às unidades de segurança pública o conceito do novo produto da secretaria. Produto este que é uma das exigências da FIFA para as cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo com objetivo de auxiliar o comando e controle em grandes eventos", disse o coordenador do Ciosp.
Além da capacitação teórica, as unidades de segurança participarão, nesta quarta-feira (06.06), da simulação de situação de crise que vai testar as novas ferramentas tecnológicas.
O simulado acontecerá às 9 horas, em frente ao prédio da Receita Federal, na avenida do CPA, em Cuiabá, e envolverá uma simulação de atendimento da polícia nas ocorrências de trânsito, explosivo e sequestro, com foco no treinamento dos operadores do Ciosp sobre o Centro de Comando e Controle. Os servidores do Ciosp estarão monitorando a simulação de dentro da sala de videomonitoramento do Ciosp, no prédio da Sesp.
Logo após a simulação, às 10 horas, o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, falarão com a imprensa sobre o simulado.
Participaram do 1º Workshop do Centro de Comando e Controle autoridades civis e militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Defesa Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Sesp.