Os professores da rede estadual de ensino que lecionam nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental receberão durante os próximos dois anos uma intensa formação continuada. Esta é uma ação que vem sendo discutida desde o ano passado e está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do projeto Aprimorar, em conjunto com as Universidades: Federal de Mato Grosso (UFMT), do Estado de Mato Grosso (Unemat) e de Cuiabá (Unic).
De acordo com a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, o principal objetivo da formação será melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas 633 escolas estaduais. Segundo ela, com isso, o governo espera melhorar a situação dos alunos de Mato Grosso na avaliação realizada a cada dois anos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Na última avaliação do Saeb, os alunos das três esferas de ensino de Mato Grosso, ficaram bem abaixo da média nacional, que já está aquém de uma boa aprendizagem. Os nossos professores terão a oportunidade de melhorar os seus conhecimentos e, consequentemente, melhorar o conhecimento dos alunos”, salienta a secretária.
O processo de formatação do projeto teve início no ano passado. Profissionais das três universidades e técnicos da Seduc fizeram um levantamento da demanda de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental em todo o Estado. Na última semana, durante um encontro no Hotel Fazenda Mato Grosso, eles apresentaram os resultados à secretária Ana Carla Muniz e ao secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria, Antonio Carlos Maximo.
Na ocasião, eles definiram as etapas e o método que será utilizado para realizar a ação. Ficou definido que a formação será conduzida pela Seduc e realizada em conjunto com os 12 Centros de Formação de Professores (Cefapros), que estão localizados em municípios pólos de Mato Grosso.
Com a implantação deste projeto, o governo do Estado pretende construir uma rede de formação continuada, que será coordenada pelo órgão sede da secretaria e envolveria as Universidades, Cefapros, coordenadores de Ciclo, coordenadores Pedagógicos e docentes.
“A aprendizagem dos professores é um processo complexo, permanente, marcado por oscilações e descontinuidades. Ela não funciona como um mero sistema de adição ou de substituição de alguns conhecimentos por outros. Por isso, a necessidade de um programa de capacitação de longo prazo”, finaliza Ana Carla.