PUBLICIDADE

Professor da UFMT é premiado pelo Instituto de Engenheiros Eletrônicos nos Estados Unidos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O professor do curso de Engenharia Elétrica Danilo Ferreira de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso, foi agraciado no Workshop de Segurança Elétrica da IEEE Industrial Applications Society (IAS) realizado nos Estados Unidos, com “Prêmio de Jovem Pesquisador em Segurança Elétrica”. É a primeira vez que um profissional brasileiro recebe a premiação entregue pelo Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas.

De acordo com o professor, as pesquisas sobre segurança com eletricidade no Brasil ainda são pouco realizadas, com iniciativas mais isoladas entre áreas de pesquisa já estabelecidas, com algum tópico de segurança elétrica. Com isso, ele explica que  resultados como este são comemorados por todo o grupo, pois o IEEE é a maior entidade mundial de organização de pesquisas na área elétrica.

“Grupos de pesquisa dedicado a esta temática eu só tenho conhecimento do nosso no Brasil, que tem com participantes a UFMT, por meio do NIEPE – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético, a Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, por meio do Grupo de Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos, liderado pelo professor Hédio Tatizawa. Trazer este prêmio para o Brasil na primeira vez foi algo muito gratificante para todos nós”, relata o professor.

O professor Danilo Ferreira de Souza participou do evento com sessões educacionais, incluindo tutoriais, artigos técnicos, desenvolvimento de padrões, um programa para estudantes, Exposição de Produtos e Serviços de Segurança Elétrica e atividades para convidados. Os trabalhos debatem os riscos de origem elétrica como descargas atmosféricas, choque elétrico e incêndios de origem elétrica. 

“A partir da premiação, já fomos convidados a enviar a pesquisa para o Jornal – IEEE Transactions on Industry Applications, que é um dos mais conceituados do mundo na nossa área de pesquisa. E também fomos convidados a voltar ao evento no próximo ano para apresentar a continuidade da pesquisa. Além de convite para diversas palestras em empresas públicas e privadas do Brasil e dos Estados Unidos. Desta forma, o prêmio está abrindo diversas portar para a internacionalização da pesquisa, e a consolidação do nosso grupo de pesquisa” conta.

Com o trabalho “An Analysis Of Accidents Leading To Electrical Shocks In Brazilian Electric Power Distribution Between 2013 And 2021” o professor também foi premiado. “Nesta pesquisa nós apresentamos uma metodologia de coleta e processamento de dados relacionados a acidentes elétricos, que podem ser inclusive utilizada por outros países. Aplicamos a metodologia ao Brasil, e demonstramos que nós somos um dos países que mais ocorrem acidentes na distribuição de energia elétrica do mundo. Também mostramos as principais atividades que são realizadas quando o acidente ocorre, e desenvolvemos propostas para redução do número de acidentes. Nosso objetivo é salvar vidas!”, destaca.

Ao todo o evento contou com 31 comunicações apresentadas ao longo de vários dias abrangendo uma vasta gama de temas relacionados com a segurança elétrica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: três veículos se envolvem em colisão

O acidente envolvendo VW Saveiro, Hyundai Ix35 e o...

SEMA diz que investiga causa da nova mortandade de peixes no Teles Pires em Sinop

A diretoria da Unidade Descentralizada da secretaria estadual de...

Abertas inscrições para sorteio de camarote do autista para jogo de Cuiabá e Flamengo

A secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania abriu,...

Policiais e equipe de UPA salvam bebê que estava engasgado em Sorriso

Investigadores de Polícia Civil ajudaram uma mulher, ontem à...
PUBLICIDADE