As Procuradorias do Trabalho de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e Água Boa reduziram em 50% o horário de atendimento ao público. A medida foi tomada em virtude da greve nacional dos servidores do Ministério Público da União. A adesão ao movimento grevista, que reivindica, entre outras questões, a valorização da carreira e a recomposição salarial, teve início na última sexta-feira (6).
Só Notícias apurou que nas unidades de Sinop e Alta Floresta os servidores escalados durante o período de greve estão atendendo das 12h às 15h. Nas demais unidades o horário não foi confirmado, assim como o número de trabalhadores que estão em greve.
A assessoria de comunicação do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) aponta que, desde esta data, as procuradorias funcionam somente com o mínimo de servidores necessários para atendimento das demandas consideradas urgentes.
Na sede, em Cuiabá, e na Procuradoria do Trabalho de Cáceres, a previsão é de que a greve tenha início no dia 23 deste mês. Até lá, o atendimento ao público segue normalmente, das 12h às 18h.
De acordo com o sindicato, o objetivo principal da paralisação dos servidores é reivindicar um reajuste salarial de 13,23% para a categoria em âmbito nacional — os servidores afirmam que não recebem reajuste há nove anos. A entidade aponta, ainda, que a aderência ao movimento grevista está sendo estabelecida em assembleias dos servidores de cada estado do país.