O Procon de Sinop também fará parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O sistema que já foi ativado em Cuiabá, deverá ser instalado até o final do ano nos Procon de Sinop, Cáceres e Rondonópolis. “Estamos aguardando o Procon estadual entrar em contato. Já havíamos feito um acordo entre o Procon, que assim que fosse instalado no estadual, estariam iniciando o processo nos outros”, relatou a responsável pelo órgão em Sinop, Adriana Leitão.
O novo sistema facilitará os trabalhos do Procon em todo o estado, integrando as informações sobre as reclamações feitas no órgão, a clientela, as empresas mais reclamadas, os resultados obtidos, bem como o levantamento de dados estatísticos e relatórios comparativos. “Poderemos ter mais clareza em tudo que é feito, como o número de reclamações, os clientes que reclamam, os resultados”, relata Adriana.
Segundo ela, o novo sistema também possibilitará a criação de uma página para o usuário, que poderá ter acesso às informações do sistema, como consultas de empresas que possuem reclamações. Também ressalta que para a instalação em Sinop, será necessária a instalação de mais dois computadores no órgão. “Cada atendente teria que ter um computador, na medida que é feito o registro das reclamações elas são inseridas no sistema”, conclui Adriana. Só Notícias apurou que o órgão possui cinco funcionários e dois computadores.
O Sindec já atua em oito estados, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Belo Horizonte, Pará, Tocantins, Paraíba e Goiás.