Neste sexta-feira ocorre a mundialmente conhecida Black Friday, que caracteriza por um dia de promoções tanto no comércio eletrônico, quanto no varejo físico, com isso aumenta o número de compras e o Procon Estadual, superintendência vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta os consumidores para evitar possíveis fraudes e prejuízos.
A principal dica do órgão é desconfiar de megapromoções. “Questione se pode ser uma página falsa, se a loja tem procedência, se a mercadoria é original e vem com nota fiscal e garantia.
Outra orientação é para hora de escolher a melhor forma de pagamento. “É fundamental que consumidor leve em conta que os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados. Também é preciso ficar atento ao valor do frete, em muitos casos ele pode representar até 40% do valor total do pedido. Faça o teste em diferentes lojas para encontrar o menor preço. Se atente também ao prazo de entrega, pois levando em conta a Black Friday, os prazos de entrega sejam maiores e passem de 30 dias”.
Para as compras online é recomendado utilizar uma máquina com antivírus. “Outra dica é sempre digitar o endereço do site no navegador de internet. Antes de fornecer os dados, verifique se o endereço do site começa com https. Em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação, entre imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor”.