O Procon de Juara (300 quilômetros de Sinop) fiscalizou os preços cobrados pelos revendedores de combustíveis e constatou lucros de até 47%, o que seria ilegal, conforme divulgado pelo órgão de defesa do consumidor. A fiscalização começou após denúncias de consumidores apontando abusos nos preços.
Segundo Amauricio Cordeiro, coordenador do Procon local, foi constatado que os postos não estariam cumprindo com o estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que é a obtenção de um lucro de, no máximo 20%. O documento foi firmado entre os revendedores e o Ministério Público Estadual.
Amauricio explicou que, como a margem de lucro estabelecida no TAC é de 20%, o preço do litro da gasolina comum, que hoje está sendo vendida a até R$ 5,09, não deveria passar de R$ 4,65 (38% a mais). O Procon também constatou a venda de etanol com margem de 47%, de gasolina aditivada com margem de até 40,9%, lucro de até 35,6% no diesel comum e de 36,6% no diesel aditivado.
O órgão informou que irá entregar o relatório constando o monitoramento dos preços ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil.