Centenas de fiéis participaram da procissão que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, seguida de missa campal realizada no Centro de Evangelização Padre Aldacir Carniel – Cepac – marcando a comemoração aos 152 anos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande. A prefeita Lucimar Sacre de Campos, juntamente, com o senador Jayme Campos, participaram. “Como gestora do município tenho a honra em participar desta grande festa, por dois motivos, a primeira por ser Nossa Senhora da Guia minha santa de devoção e a segunda porque ela é a padroeira de nossa cidade. Este é também um momento de fortalecimento de fé e comunhão entre todas as comunidades que participam desta grande festa. Precisamos valorizar esta ação religiosa e também agradecer a todos os envolvidos na promoção deste grande evento que é um marco na história do município de Várzea Grande”, disse Lucimar.
“Temos mantido a tradição de começar as programações do aniversário com a procissão de Nossa Senhora da Guia. Este é um momento de fé e para também pedirmos a santa padroeira para que ela nos dê muita saúde e sabedoria para realizar uma boa administração, com obras e serviços que possam de fato melhorar a vida de todos que aqui moram”.
O senador Jayme Campos lembrou que a fundação de Várzea Grande e a aparição da imagem de Nossa Senhora da Guia reafirmam a crença de um povo na fé e na esperança de dias melhores, tanto que ambas as histórias da santa padroeira como do município se constituem. “É fundamental participar todos os anos dessa grande festa, que hoje é considerada uma das mais tradicionais de Mato Grosso. Além da população da cidade, se encontram aqui famílias vindas de várias regiões do Brasil. É com certeza uma das maiores manifestações católicas do nosso Estado”.
O padre Marcos Reis lembrou que, antes de ser uma grande comemoração, a festa de Nossa Senhora da Guia é um momento de confraternização entre todas as comunidades e paróquias do município, que sai com o andor de Nossa Senhora da Guia, em frente a sua capela e que em um certo percurso da procissão se juntam aos andores das 21 paróquias vinda de todos os bairros, para juntos louvarem também a sua santa de devoção. “O encontro dos andores é um dos momentos mais emocionantes, elo de fortalecimento de fé e comunhão entre os diversos grupos católicos de Várzea Grande”.
Nesta segunda-feira, às 9h, tem o lançamento do programa de recapeamento asfáltico de 500.000 mil metros quadrados de ruas e avenidas do município. O evento ocorre na Rua Louro – localizado no bairro Mapim.
Já às 19h, haverá a entrega de Títulos de Legitimização Fundiária da Vila Santa Maria II, localizada na Rua 21 (Instituto CEMPRHE).
A informação é da assessoria.