PUBLICIDADE

Procissão da Cruz Peregrina atrai centenas de pessoas em Sinop

PUBLICIDADE

A cruz da Jornada Mundial da Juventude passou, ontem, por Sinop. Ela foi carregada, durante procissão, da praça das Bandeiras até a catedral Sagrado Coração de Jesus por grupos de jovens do município e região. O evento atraiu centena de pessoas. Na catedral, o bispo Dom Gentil Delazari presidiu a santa missa, concelebrada por todos os padres do município. Hoje a cruz será exporta no município de Juara e até domingo à tarde e depois passará por Juína.

A programação ainda envolveu um show de louvor no estacionamento da catedral, seguido por vigília da Cruz, até às 5h, quando iniciou a santa missa de despedida da cruz. A passagem da cruz marca a realização da 27ª edição da Jornada Mundial da Juventude, programada para os dias 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

A Cruz surgiu em 1984, quando foi entregue à jovens pelo papa João Paulo II, durante o encontro internacional da juventude, realizado na praça São Pedro, no Vaticano. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre 2 a 3 anos, são feitos grandes encontros internacionais. O último ocorreu em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, com o leva “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2,7)e, reuniu cerca de dois milhões de jovens.

O transporte da cruz nos municípios da diocese de Sinop foi feito pela Eletromóveis Martinello.

(Atualizada às 18h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juiz alerta para golpes usando nome de advogada no Nortão

O juiz da Comarca de Juara, Fabricio Savazzi Bertoncini,...
PUBLICIDADE