A cruz da Jornada Mundial da Juventude passou, ontem, por Sinop. Ela foi carregada, durante procissão, da praça das Bandeiras até a catedral Sagrado Coração de Jesus por grupos de jovens do município e região. O evento atraiu centena de pessoas. Na catedral, o bispo Dom Gentil Delazari presidiu a santa missa, concelebrada por todos os padres do município. Hoje a cruz será exporta no município de Juara e até domingo à tarde e depois passará por Juína.
A programação ainda envolveu um show de louvor no estacionamento da catedral, seguido por vigília da Cruz, até às 5h, quando iniciou a santa missa de despedida da cruz. A passagem da cruz marca a realização da 27ª edição da Jornada Mundial da Juventude, programada para os dias 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).
A Cruz surgiu em 1984, quando foi entregue à jovens pelo papa João Paulo II, durante o encontro internacional da juventude, realizado na praça São Pedro, no Vaticano. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre 2 a 3 anos, são feitos grandes encontros internacionais. O último ocorreu em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, com o leva “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2,7)e, reuniu cerca de dois milhões de jovens.
O transporte da cruz nos municípios da diocese de Sinop foi feito pela Eletromóveis Martinello.
(Atualizada às 18h)