PUBLICIDADE

Processos de CNHs parados no Detran vão perder validade

PUBLICIDADE

Termina no dia 12 de outubro o prazo para os candidatos a motoristas, com processos de habilitação iniciados anterior a janeiro de 2009, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), reativar os trâmites. O Detran informa que os processos não reiniciados no prazo serão considerados nulos, tendo o candidato que refazer todas as etapas.

O diretor de Habilitação da autarquia, Eugênio Ernesto Destri, informou que a medida é em cumprimento a portaria 160/2010 do Detran, que proíbe a permanência de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) sem conclusão.

O coordenador de Exames do Detran, Cândido Rosa, explica que, na realidade, a resolução 168/2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já fixava o prazo de conclusão em um ano. Até então, os processos valiam de acordo com os exames médicos, ou seja, cinco anos. “A portaria 160 vem ratificar o que já estava previsto na resolução 168 e, efetivamente coloca-lá em prática”, diz o coordenador.

Para reabrir processo, o interessado deve procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) de origem, para dar sequência à formação. Destri reitera que a medida é válida apenas para candidatos com processos abertos com data anterior a de janeiro de 2009. “Houve alteração na carga horária do curso teórico e prático, que foi estabelecida pela resolução 289/2008 do Contran. A quantidade de aulas práticas passou de 15 para 20 horas e as teóricas, de 30 para 45 horas, e os processos anteriores a janeiro de 2009 não se enquadram na resolução”, argumenta.

Os processos de primeira habilitação com data de abertura anterior a janeiro de 2009 que não forem reativados até 12 de outubro de 2010 perderão a validade e serão excluídos do sistema. Quem quiser tirar a CNH deve começar todo o processo. O mesmo ocorrerá com o candidato com processo posterior a janeiro de 2009.

Cerca de dois mil processos referentes a CNH (1ª habilitação, renovação, mudança de categoria, segunda via, etc) são protocolados por dia no Detran-mt. Os processos que se enquadram na portaria 160 somam cerca de 70 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Conselho Nacional do MP apoia procurador em Mato Grosso que defende gravar conversas entre presos e advogados

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos...

Governo de Mato Grosso paga R$ 700 mil para professores temporários

O governo de Mato Grosso informou que pagará, na...

Apostador ganha prêmio ao acertar 6 números no Timemania em Mato Grosso

O apostador de Cuiabá acertou, ontem, seis das sete dezenas...
PUBLICIDADE