O levantamento feito por Só Notícias, através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, apontou que a telefonia celular está entre os assuntos mais demandados do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) em Nova Mutum. Dos 654 atendimentos realizados de janeiro até agora, 8,77% foram com o setor. Os consumidores reclamaram com cobrança indevida, abusiva, alteração unilateral, recusa injustificada em prestar serviço, vício de qualidade entre outras.
O segundo assunto mais demandado é com banco de dados e cadastros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), com 7,63%. As reclamações ou denúncias estão relacionadas com consumidor negativado indevidamente, cálculo de prestação em atraso, não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão de contrato, problemas com crédito consignado e cobrança indevida.
Em seguida, aparecem os problemas com aparelho de telefone celular. Segundo consta no sistema, 6,82% dos consumidores reclamaram com produto viciado, não entrega, demora na entrega do produto, garantia e venda enganosa. Internet (5,03%), energia elétrica (4,22%), cartão de crédito (3,90%), TV por assinatura (3,73%), banco comercial (3,57%), seguros (3,25%) e vestuário (2,92%) também aparecem na lista dos 10 principais assuntos mais demandados.
Ainda de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, os homens, de 41 a 40 anos, são que mais procuram o Procon para reclamar ou denunciar irregularidades em produtos.