O Procon de Lucas do Rio Verde fez, mês passado, 496 atendimentos de consumidores que foram reclamar de produtos e serviços. Destes, 377 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o problema apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo o que corresponde a 83,22% do total de atendimentos.
Também houve 52 aberturas de CIP -Carta de Informação Preliminar-, 11 atendimentos simples consulta e 11 extra Procon, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.
No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com uma companhia de telefonia celular com 77 reclamações, o que corresponde a 15,52% do total. Na sequência, com 21 pedidos de providências, está a concessionária de energia. Foram 17 queixas a uma instituição bancária federal. Uma administradora de cartões foi alvo de 13 reclamações.
Houve ainda dois atendimentos de abertura direta de reclamação, que consiste da instauração de um processo administrativo em que, a critério do Procon, poderá ser realizada audiência de conciliação. A assessoria também informa que além dos atendimentos presenciais, o Procon fez 43 atendimentos por telefone para consulta de processos.