Dois programas sociais devem beneficiar 448 famílias em situação de vulnerabilidade nos próximos meses em Sinop. O Pró-Família, do governo estadual, deve atender 348 famílias. Já o Criança Feliz, do governo federal, tem como meta beneficiar 100 famílias no município. Ambos estão em fase de implantação.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Josi Palmasola, o Pró-Família é um programa de transferência de renda para aquisição de alimentos. “O governo vai entregar o cartão e a família vai ter acesso a R$ 100 para comprar alimentos nas empresas cadastradas. Nosso papel é acompanhar as famílias”.
Os beneficiados foram escolhidos por meio dos dados enviados dos Centros de Referências Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de cada município. A entrega dos 348 cartões estava marcada para a última semana. No entanto, foi adiada e ainda não tem data definida para acontecer.
O Criança Feliz, por outro lado, beneficiará 100 famílias, as quais devem ter, obrigatoriamente, crianças até 6 anos ou gestantes. Segundo a secretária, o governo federal repassará para a prefeitura R$ 50 por cada família atendida. O valor deverá ser usado para pagamentos das equipes de acompanhamento (assistente social, psicólogos e visitadores).
“O governo quer que a mãe grávida e a criança com até seis anos de idade tenham acompanhamento psicossocial. Porém, o programa ainda não foi implementado no município. O governo está mudando a dinâmica e a metodologia do programa, passando da pasta da Saúde para a Assistência Social. Chegaram a marcar uma capacitação em Cuiabá, mas foi cancelada. Agora, estamos aguardando”, disse a secretária.