Um levantamento divulgado pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, que abrange Rondonópolis, Pedra Preta, Itiquira, São José do Povo, Guiratinga e Ouro Branco do Sul, aponta para um aumento de 200% no total de prisões realizadas em junho, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 900 conduzidos pela PM ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do município.
Os dados do sistema de estatística operacional da polícia revelam que, do total mencionado, pelo menos 10% dos presos foram autuados em flagrante. Os números apontam ainda para uma realidade preocupante: a alta incidência de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas. De 10, em junho do ano passado, avançou para 40 no igual mês de 2009, perfazendo um salto de 300%.
A polícia tem intensificado o combate ao tráfico. No mês passado, por exemplo, uma investigação do setor de inteligência da Polícia Militar resultou em prisões e apreensão de 28.685 quilos de maconha em uma residência do bairro Boa Esperança.
A PM confirma que dos flagrantes lavrados, cerca de 15% são relacionados ao tráfico. As denúncias anônimas da sociedade têm se tornado uma das principais fontes de informação para os militares.