O município de Várzea Grande ganhará, na sexta-feira, a primeira unidade da Vara do Trabalho. De acordo com informações da assessoria de imprensa, a unidade começará as atividades com cerca de três mil processos que tramitavam nas varas de Cuiabá e que agora pertencem a nova jurisdição. Além dos processos de Várzea Grande, os conflitos trabalhistas de Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé também passarão a ser de competência da vara do município.
A nova vara contará com um juiz titular, Wanderley Piano da Silva, e três juízes auxiliares. Em regra, uma vara do trabalho do interior conta com um titular e um substituto. Devido ao montante de processos, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), antes mesmo da instalação da 1ª vara, já se mobilizou para pedir a criação da 2ª vara.
O projeto de lei, encaminhado no início deste ano pelo TRT, já foi aprovado pelo Tribunal Superior do Trabalho, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, tramitou na Câmara dos Deputados, onde também já foi aprovado, e está agora no Senado, onde aguarda votação em plenário após parecer favorável em todas as comissões.