PUBLICIDADE

Primeira elefanta africana chega a santuário de Chapada dos Guimarães

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos: reprodução)

O santuário dos elefantes de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá) recebeu, hoje à tarde, a elefanta Pupy, que veio do ecoparque de Buenos Aires, na Argentina. A viagem que iniciou na última segunda-feira (14) transcorreu bem e se encerrou antes do previsto, que era nesse fim de semana. Ela é a primeira elefanta africana do local.

A Polícia Rodoviária Federal escoltou a chegada da elefanta, que atraiu a atenção dos moradores durante uma parada na comunidade do Rio da Casca. Como o santuário não é aberto à visitação, essa é uma chance única da população avistar o animal de perto.

Pupy foi carregada dentro de um container por 2,6 mil km. O equipamento foi depositado na ala nova dedicada aos elefantes africanos e ela demorou algumas horas para sair de dentro enquanto reconhecia o terreno. “Até ganhar confiança, ela vai no tempo dela”, explicou um dos treinadores, em transmissão nas redes sociais.

Conforme Só Notícias informou, Pupy foi transportada do parque nacional Kruger, na África do Sul, para Buenos Aires em 1993, onde viveu ao lado de sua companheira, Kuky, por mais de 30 anos. Kuky faleceu em outubro do ano passado, momento em que começaram as negociações para trazer Pupy para o Brasil.

De acordo com a instituição, ela ficará sozinha até que Kenya, outra elefanta africana, se junte a ela. Como Pupy é a primeira elefanta africana no santuário, ela terá o habitat das fêmeas africanas só para si até a chegada de Kenya. No futuro, elas poderão ver e se comunicar com outras elefantas, se assim desejarem.

A associação, fundada em 2016, é uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes cativos e em situação de risco. É o único santuário de elefantes da América Latina e fica em uma área de 1,2 mil hectares em uma propriedade de Chapada dos Guimarães.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE