Apesar das promessas de instalação de uma nova delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) próximo de Guarantã do Norte (230 km de Sinop), ainda não foi confirmado o início de sua operação. Segundo o inspetor Ismael Vieira, há o risco da unidade funcionar apenas como um posto. Vieira também destacou que a obra só deve iniciar com a pavimentação da BR-163, de Guarantã a divisa do Pará, prevista para este semestre. “O local definido para implantação da unidade fica após Guarantã, onde ainda não tem asfalto”, justificou.
Outra solicitação da região e que ainda aguarda análise é a implantação de dois postos, um em Sinop e outro em Nova Mutum. A proposta é que o posto de Santa Helena, que já está em operação, passe a pertencer a Guarantã do Norte. O de Nova Mutum passaria ao Posto Gil e o de Sinop ficaria sob jurisdição da delegacia de Sorriso.
Atualmente, os 500 quilômetros da BR-163, até a divisa do Pará, são atendidos pela delegacia de Sorriso e um posto instalado próximo de Itaúba. Em muitos casos, a chegada da equipe no local demora mais de uma hora, devido a distância e efetivo reduzido. São mais de 10 municípios dependentes dos trabalhos de apenas 24 policiais.