A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, esta manhã, à Operação Dia do Índio, com objetivo de garantir o direito de ir e vir dos usuários da BR-070, em Primavera do Leste (244 km de Cuiabá), coibindo o bloqueio da rodovia por parte de indígenas da região para a cobrança ilegal de “pedágio”.
A operação, que segue até sábado à noite, será realizada em conjunto com a Polícia Federal. A PRF contará com o reforço de 32 policiais, parte deles do Grupo de Choque, especializados em controle de distúrbios. Dez viaturas serão empregadas no patrulhamento e, caso necessário, no serviço de escolta.
As ações serão intensificadas especialmente no trecho entre o km 200 e Km 240, onde, no ano passado, indígenas bloquearam o tráfego, condicionando a passagem ao pagamento de uma espécie de pedágio. A prática ilegal acontece em razão da proximidade do Dia do Índio, comemorado nesta sexta (19), sob justificativa de arrecadar dinheiro para as festividades nas aldeias.
Além da Polícia Federal, que participa efetivamente do planejamento da Operação a PRF acionou também o Ministério Público Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as prefeituras de Primavera do Leste e Barra do Garças.