O equipamento, que está sendo utilizado em caráter experimental foi instalado em uma viatura do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso e é a primeira do país a contar com essa tecnologia. Composto por uma tela “touch screen” (sensível ao toque), teclado e um modem para a captação do sinal de celular, o sistema pode ser utilizado em qualquer lugar do Brasil, desde que no local tenha sinal. Por enquanto, o custo de instalação e manuntenção (manutenção) do sistema é zero, uma vez que há uma parceria entre a PRF e a operadora.
Segundo o Inspetor Carvalho, chefe do NOE da PRF em Mato Grosso, a instalação do sistema facilita o trabalho, uma vez que em operações em regiões distantes dos postos PRF (ponto de apoio), a comunicação via rádio é falha ou muitas vezes demorada, pois há a necessidade de passar as informações sobre pessoas e/ou veículos aos postos, para que estes façam a checagem e posteriormente, devolvam a informação. “Nosso trabalho torna-se muito mais ágil e seguro pois não dependemos do rádio para ter as informações que precisamos”, disse.
O equipamento já mostrou sua eficácia durante uma apreensão de pasta base realizada no final da tarde, na saída de Cuiabá para Rondonópolis. Ao fazer a checagem do veículo via internet veicular, verificou-se que havia restrição. Partindo para uma revista minunciosa (minuciosa), os agentes encontraram no interior do veículo mais de cinco quilos de pasta base de cocaína.
A viatura instalada com o sistema será utilizada nas ações de segurança durante os Jogos Pan-Americanos nos meses de julho e agosto no Rio de Janeiro. “Será uma ótima oportunidade de testamos o equipamento e mostrarmos o seu funcionamento a outras instituições de segurança”, frisou o inspetor.