A Polícia Rodoviária Federal divulgou, há pouco, resultado das ações da operação de Ano Novo, que ocorreu entre quarta-feira e terminou ontem, às 23h59. Foram contabilizados 29 acidentes, 33 feridos e 4 óbitos. O crescimento foi de 52%, no comparativo com 2019, quando foram registrados 19 acidentes, 30 feridos e nenhum óbito.
Segundo dados da assessoria, acredita-se que o aumento com o risco de contaminação pelo Covid, a população optou em viajar com seus próprios veículos, evitando assim transportes de uso coletivo como ônibus e aviões.
No período, foram fiscalizados 4.020 veículos e 4.886 pessoas, já na questão de multas de trânsito, as principais foram: condutor ou passageiro sem o uso do cinto de segurança (132), transporte de criança sem dispositivo de segurança (43) e a campeã, ultrapassagem em local proibido pela sinalização, essa com 140 autuações, aumento de 69% comparado a 2019 (83 autuações); aconteceu também a prisão de 12 pessoas por crime de alcoolemia.
Durante a operação o policiamento foi reforçado principalmente nos locais e horários de maior intensidade do fluxo e incidência de acidentes graves, a fim de garantir aos usuários, segurança, conforto e fluidez do trânsito. Além disso, policiais foram convocados extraordinariamente para reforçar as equipes operacionais nos postos.