O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde (Previlucas), em parceria com Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop), realizou, ontem, uma reunião ampliada. Participaram da discussão cerca de 50 pessoas que representaram as previdências de Sinop, Lucas, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Tapurah, Novo Mundo, Paranaita, São José do Rio Claro, Marcelândia, Vera, Claudia e Sorriso.
As previdências, com o auxílio do atuário e consultor de valores mobiliários, Igor França Garcia, elaboraram um documento com reivindicações a respeito da Resolução 3.992/2010 para enviar ao Ministério da Previdência Social. A resolução determina os métodos que podem ser utilizados para aplicações financeiras na política de investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
Dentre as reivindicações estão abertura para outros tipos de fundos, redução da meta atuarial e exclusão da Marcação a Mercado, permitindo que os RPPS registrem os Títulos Públicos.
Se as reivindicações forem atendidas, auxiliarão as RPPSs a atingirem a Meta Atuarial, que é o valor de rendimentos anuais necessários para que as previdências mantenham o poder de compra das contribuições, podendo assim, efetivar o pagamento dos benefícios para os segurados da previdência municipal.