O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Antonio Bitar Filho, cobrou hoje dos juízes eleitorais, na primeira de sete encontros de juízes programados pelo TRE o maior empenho possível para que seja cumprida a meta de apurar, totalizar e divulgar os resultados das eleições gerais, no mesmo dia da votação. “Por motivos outros nunca conseguimos isso em Mato Grosso. Nosso desejo é acabar tudo no mesmo dia da eleição da eleição”, disse Bitar.
Estiveram reunidos em Cuiabá, 20 dos 60 juízes eleitorais de Mato Grosso. O pólo de Cuiabá congrega, além das seis zonas eleitorais da capital, três ZE’s de Várzea Grande, as ZE’s de Poconé, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leverger e Rosário Oeste. Também estão presentes os juízes de Juína, Aripuanã, Cotriguaçu, Sapezal, São José do Rio Claro e Nova Monte Verde, que optaram por participar do encontro em Cuiabá. Por motivos justificados não está presente o juiz da ZE de Santo Antonio do Leverger.
A pauta do encontro prevê os seguintes temas, seguidos de debates: 1) procedimentos administrativos diversos e necessários para a realização das eleições; 2)logística de informática (temas diversos); 3) logística de divulgação das eleições; 4) logística de segurança das eleições; 5) responsabilidade do juiz eleitoral e do Cartório Eleitoral nas eleições gerais; 6) atos preparatórios administrativos; 7) propaganda eleitoral – aspectos gerais e pontos polêmicos.
As próximas reuniões ocorrerão nas seguintes sedes e datas: Sinop (24), Tangará da Serra (25), Cáceres (26/08), Rondonópolis (31/08), Barra do Garças (01/09) e São Felix do Araguaia (02/09).
(Atualizada às 21:00hs)