O presidente e o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Luciano Chitolina e Marco Antônio Alves, respectivamente, tiveram reuniões, ontem, com os secretários estaduais de Fazenda, Paulo Brustolin, de Segurança Pública, Mauro Zaque, e também com o vice-governador Carlos Fávaro. Eles foram acompanhados pelo deputado estadual Baiano Filho e expuseram problemas vivenciados pelos empresários locais como falta de segurança pública e problemas tributários.
A primeira reunião foi com o secretário Mauro Zaque, que recebeu pessoalmente os diretores da CDL Sinop. Eles apontaram a alta criminalidade no município e pediram providências do governo no assunto. De acordo com informações da assessoria, o secretário se mostrou receptível ao assunto e aberto a buscar soluções para o caso.
Ele lembrou que a secretaria formará ainda este ano mais 600 policiais civis e outros 600 policiais militares para reforçar a área. No próximo ano, outros 600 também devem ser formados. “Com isso, teremos um certo fôlego, mas não podemos esquecer que o Estado está atingindo o limite legal da folha de pagamento. Estamos ficando preocupados. Isso compromete a abertura de concursos e o fluxo de entrada de novos agentes. Vamos mapear as áreas de maior incidência da criminalidade e definir um plano de atuação com as necessidades estruturais e contingenciais para Sinop”.
Este plano deve ser apresentado à diretoria da entidade no dia 19 deste mês, durante outra reunião a ser realizada em Cuiabá.
Na Sefaz, a comitiva foi recebida pelo secretário adjunto da Receita Pública, Adilson Rubio Garcia, pela secretária adjunta da Administração Fazendária, Maria Célia de Oliveira Pereira, e pelo assessor especial Naime Márcio Martins Moraes. Em pauta problemas tributários que os empresários têm enfrentado, benefícios necessários e mais sugestões de melhorias.
Posteriormente, eles foram a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso e participaram de uma reunião com o vice-governador Carlos Fávaro. Além dele, estiveram presente o presidente da FCDL/MT, Paulo Gasparoto, e os secretários de Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e secretários adjuntos.
Na reunião, Fávaro e os secretários apresentaram os trabalhos realizados até o momento e ouviram as reivindicações dos empresários. Questionado pelo presidente Luciano Chitolina sobre o problema rotineiro enfrentado pelos empresários nas barreiras do Estado, Brustolin afirmou que o Poder Executivo está mudando a forma como se lida com a entrada de mercadoria no Estado e inclusive com a dinâmica do Conta Corrente.
“Estamos construindo um planejamento estratégico novo para Secretaria de Estado de Fazenda. Estamos com uma Força Tarefa analisando Conta Corrente, Barreiras, Créditos Suspensos, Posto Fiscal, entre outros, para nos próximos meses melhorar isso. Nossa relação tem que ser mais saudável e mais clara com a classe empresarial é isso que o governo Pedro Taques persegue. Algumas ações são mais rápidas como tratamento na barreira, já os postos fiscais precisam ser reestruturados e isso deve acontecer até o fim de 2016, de qualquer forma é importante que o projeto de mudança seja discutido com toda sociedade”, disse Brustolin.