O presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), desembargador Edson Bueno, será o novo representante da região Centro-Oeste no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O órgão é responsável pela supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus no país.
A indicação ocorreu durante a última reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor), realizada essa semana, em Brasília. Ao comentar sua indicação, o presidente disse ser uma enorme alegria para o Tribunal retornar com um assento ao CSJT. Afirmou que irá trabalhar para que haja cada vez mais uma aproximação entre o Colégio de Presidentes com o Conselho da Justiça do Trabalho. O presidente expressou o desejo de se fazer “uma aliança renovadora, que possa fortalecer cada vez mais a Justiça do Trabalho e o papel que exerce na sociedade”.
Edson Bueno foi indicado ao lado do desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, presidente do TRT da 14ª Região (RO/AC), que representará a região norte do Brasil no CSJT. Conforme o regimento Interno do CSJT, a nomeação no cargo de conselheiro será realizada pelo Presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Antônio José de Barros Levenhagen.
O CSJT é formado pelo Presidente e o Vice-Presidente do TST, o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho e três ministros do TST, eleitos pelo Tribunal Pleno da Corte Superior. Além deles, outros cinco desembargadores representam cada uma das regiões geográficas do Brasil (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste). Eles são indicados pelo Coleprecor.