O senador Pedro Taques (PDT) e um grupo de autoridades do município de Porto Alegre do Norte (região Nordeste) estiveram reunidos com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, esta manhã. O objetivo da reunião foi pedir a melhoria da estrutura da comarca que, atualmente, recebe mais de 300 processos por mês e também atende os municípios de Confresa, Canabrava do Norte e São José do Xingu.
Após ouvir as reivindicações, o presidente do Tribunal de Justiça garantiu que fará o possível para melhorar a estrutura da comarca, o que, na opinião dele, pode ser solucionado com a criação de uma nova vara. “Dessa forma, podemos ampliar o número de servidores e atender melhor aos jurisdicionados da região”, afirmou o presidente.
A juíza Luciene Kelly Marciano, que responde pela comarca, também esteve presente na reunião com Perri e apresentou a ele a realidade do local. Segundo ela, as melhorias são urgentes, pois “a comarca possui mais de 12 mil processos e hoje tem apenas dois servidores concursados na secretaria e mais dois assessores”.
Pedro Taques esteve recentemente em Porto Alegre do Norte e, durante visita ao Fórum, presenciou as dificuldades e limitações da comarca, tanto do ponto de vista da estrutura física quanto de servidores. “A Justiça é fundamental para a sociedade e precisa ser concretizada. Para isso, é importante oferecer a estrutura necessária, seja nas grandes cidades ou no interior”, destacou o senador.
Além dele e da juíza, também estiveram presentes o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre do Norte, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Maurício Aude, e os juízes auxiliares da presidência do Tribunal de Justiça, Túlio Duailibi e Luiz Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro.