O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rogers Elizandro Jarbas, homologou o resultado final do concurso público. A lista final de aprovados e classificados foi divulgada no Diário Oficial do Estado, que circula hoje. As nomeações dos candidatos também serão por meio de atos governamentais e podem ocorrer ainda este ano.
Os candidatos classificados, excedentes às vagas atualmente existentes, serão mantidos em cadastro durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, e poderão ser convocados para contratação em função da disponibilidade de vagas futuras, ficando sob sua responsabilidade o acompanhamento das nomeações no Diário Oficial.
No total, 74.983 pessoas disputaram as 452 vagas. São 72 vagas para analista do serviço de trânsito, 228 para agente do serviço de trânsito e 152 vagas para auxiliar do serviço de trânsito. O cargo mais concorrido foi o de auxiliar de serviço de trânsito, que teve 43.581 inscritos para 125 vagas ofertadas em oito polos do Estado. Cuiabá e a região metropolitana ficará com 40% e o interior com 60% do número total de vagas que serão distribuídas nos polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Os salários iniciais vão de R$ 1,5 mil para auxiliar de serviços de trânsito, até R$ 6 mil para analista de serviço de trânsito (psicólogo de serviços de trânsito). Atualmente o Detran-MT tem 820 servidores, 372 estão locados na capital e 448 no interior. O preenchimento das vagas representará um acréscimo de 55% no quadro de servidores da autarquia.