"Edificações, principalmente as com mais idade, precisam de manutenção periódica com a presença de um responsável técnico. Essa prevenção evitaria desastres como a ocorrida na noite dessa quarta-feira no Rio de Janeiro". A declaração foi dada pelo presidente do Crea Mato Grosso, Juares Silveira Samaniego, sobre três prédios que desabaram no centro do Rio de Janeiro.
Para o presidente, o correto em toda a construção é existir uma manutenção preventiva, acompanhada por profissional competente, evitando assim a deteriorização da estrutura. "Em manutenções e reformas o engenheiro detecta se existem falhas estruturais, vício construtivo ou outro problema e passa para a correção. Nesse aspecto é importante que a sociedade se conscientize da importância da contratação destes profissionais, eles são a garantia de um trabalho com qualidade".
Outra sugestão apontada por Samaniego para se evitar tragédias e acidentes seria a existência de leis que obriguem proprietários a fazerem manutenção predial de tempos em tempos com a existência de laudo pericial. "Tenho certeza que todos os Creas do país cobrariam esse laudo estando dentro da lei. Hoje o Crea fiscaliza o exercício profissional e no caso de uma lei como essa seria possível cobrar a execução de laudos e manutenções periódicas".