PUBLICIDADE

Presidente da Embrapa diz que unidade de Sinop tem “concepção diferente”

PUBLICIDADE

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, ressaltou, durante a inauguração da sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, que a unidade local tem uma “concepção diferente” das outras 46 unidades espalhadas pelo país. Ele explicou que a unidade sinopense é “transversal”, ou seja, traz um pouco das outras unidades para cá. Além de estar sendo implantada uma nova forma de gestão, de aumento de eficiência.

Sobre a gestão, ele explicou que “há equipamentos que custam 1 ou 2 milhões de dólares e fica inviável colocar um aparelho deste nas 47 unidades. Então um equipamento lá em São Paulo pode gerar os resultados e transferir para cá. Este é o grande sistema. Inclusive para testar este novo modelo que estamos tentando adotar, de integração”.

Arraes disse que a Embrapa em Sinop terá uma missão regional, ou seja, que deve abranger todo o Centro-Oeste brasileiro. “Ela trabalha em rede. Por exemplo, a agricultura de integração lavoura-pecuária, nós já temos um experimento de grande dimensão. O Estado também já tem outros experimentos em outros locais e a Embrapa virá para compor esta rede de pesquisas. Aqui, há um núcleo para pesquisa sobre gado de leite, trazendo as coisas mais básicas do centro, que fica em Juiz de Fora (MG), para cá, para ser aplicado na região”.

O presidente ressaltou que a unidade sinopense tem atualmente 29 projetos de pesquisa em andamento e uma série de parcerias, como com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). “Uma grande conquista para o Estado e também para o Brasil. Ela [Embrapa] será um centro que vai trazer um pouco das outras 47 unidades, como gado de corte, gado de leite, arroz e feijão e etc, que terão trabalhos desenvolvidos aqui dentro”.

Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, a sede da Embrapa Agrossilvipastoril foi inaugurada, esta manhã, pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Ele destacou a grande importância do centro de pesquisas para o futuro da atividade agrícola, pecuária e florestal em Mato Grosso. “Esta unidade é uma das mais modernas do país, sendo referência e foi concebida em Sinop porque houve um agrupamento de forças”, afirmou, lembrando que Sorriso também pretendia ter a unidade. “Sinop é a terra da Embrapa e agora é responsabilidade dos governantes de Mato Grosso lutar por mais investimentos”, referindo-se a ampliar a estrutura em vários setores na cidade porque a Embrapa vai atrair mais moradores e investidores.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE