A meta de Mato Grosso para o programa “Carbono Zero” foi destaque durante a Agritalks, em Dubai, realizada, hoje, e o presidente da Embrapa, Celso Moretti, reconheceu a ação do Estado, campeão na produção de soja, carne, milho e demais produtos. “A China tem a meta de zerar em 2060, Brasil e a maioria dos países em 2050, e Mato Grosso em 2035. É realmente fascinante isso tudo que está sendo feito pelo Estado”, destacou ele, ao tratar da revolução que vem acontecendo no Brasil na produção de alimentos, o que só foi possível porque houve investimento em tecnologia.
O governo de Mato Grosso aderiu, em outubro de 2021, ao programa das Nações Unidas para neutralizar a emissão de carbono no mundo. O Estado tem uma das metas mais arrojadas, apresentada ano passado, durante a COP-26, na Escócia, que é de reduzir a zero as emissões de carbono até 2035, enquanto a meta global é 2050.
O programa do Estado vai reforçar as ações que já vem sendo desenvolvidas em Mato Grosso, o que torna possível atingir a meta. O Estado também criou o Selo Carbono Neutro, que será emitido para os participantes que contribuírem de forma substancial com a redução das emissões de carbono. O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral entre Brasil e os Emirados Árabes, facilitando o diálogo sobre inovação agrotecnológica transfronteiriça. A meta é tornar o setor globalmente competitivo e sustentável.
Além de Mauro Mendes, participaram do evento, autoridades internacionais e nacionais, como Karen Jones (Chefe do Escritório de Dubai, Apex-Brasil), Rafael Solimeo (diretor Chefe do Escritório de Dubai, Câmara de Comércio Árabe Brasileira), Fernando Igreja (Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos), Fernando Camargo (Vice-Ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Bhupen Dubey (CEO da Advanta Seeds/Grupo UPL), Elie Atallah (gerente Executivo de Assuntos Corporativos – MENA da BRF), Joaquim Leite (Ministro do Ministério do Meio Ambiente, Júlio Busato (presidente, Representante da ABRAPA-Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), Noura Saeed Mohammed Al Nuaimi (pesquisadora da Autoridade de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi), Saeed Ali Alyamahi (diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Autoridade de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi), Tarifa A. Alzaabi (diretor Geral Interino – ICBA – Centro Internacional de Agricultura Biosalina), Francisco Jardim (CEO da SP Ventures), Tarek Fouad (chefe de Crescimento da Shorooq Partners) e Márcio Rodrigues (chefe do Departamento de Agronegócios da Apex-Brasil).
Também acompanharam o evento os secretários Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico), Mauro Carvalho ( Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação), além de Wener Dos Santos (presidente da MT Par), Rita Chiletto (assessoria internacional), Ricardo Mendes (ajudante de ordem) e Alisson Alencar (procurador-geral do MPC).
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.