Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), apresentou um projeto de lei propondo a criação do Programa Saúde Itinerante no Estado de Mato Grosso. A proposta prevê a disponibilização de atendimentos de saúde para moradores de regiões que não dispõem de especialidades médicas e recursos laboratoriais e ambulatoriais.
A intenção é que os atendimentos consistam em ações coletivas e integradas de saúde e sejam organizados para atender demandas represadas por ausência de estruturas locais próprias para diagnóstico, controle, orientação, tratamento e prevenção de doenças. O Programa Saúde Itinerante deverá ser executado e coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Além de exames clínicos, laboratoriais e procedimentos ambulatoriais, os atendimentos realizados por meio do programa também preveem ações de orientação à população quanto a cuidados preventivos relacionados à saúde da mulher, do homem, da criança e do adolescente. As informações poderão ser divulgadas através de cursos, palestras e material didático impresso.
O projeto apresentado por Guilherme Maluf prevê ainda a cooperação da Secretaria de Estado de Saúde com órgãos municipais e federais que atuam no município, distrito ou região a ser atendida e estabelece a obrigatoriedade de divulgação do dia, local, horário e especialidades dos atendimentos que serão realizados nas respectivas comunidades. A critério da Secretaria, os atendimentos poderão abranger também procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.
“Diversos municípios mato-grossenses não contam com estrutura adequada para que a população tenha acesso ao atendimento de saúde especializado e, por isso, as demandas encontram-se represadas em quase todas as regiões do Estado. Diante desse cenário, é importante a promoção de uma ação governamental dessa natureza para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.
Segundo Maluf, programas de saúde itinerantes são realidade em diversos municípios brasileiros e apresentam resultados exitosos. “Essa iniciativa prioriza o atendimento médico preventivo e, em caso de diagnóstico de doença grave, o paciente é encaminhado para uma unidade de referência para os devidos tratamentos”.
Também está incluído no programa o transporte da população de áreas rurais e de municípios vizinhos para os locais onde os atendimentos serão ofertados.