PUBLICIDADE

Prejuízos causados por incêndio de grandes proporções em Sinop podem chegar a R$ 1 milhão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (fotos: Só Notícias)

O incêndio de grandes proporções, na quinta-feira à tarde, na região do bairro Jardim Terra Rica deixou prejuízos aproximados de R$ 1 milhão. Entre os locais atingidos, está um barracão em que era realizada a montagem de drones, no interior de uma madeireira, também atingida pelas chamas. Foram destruídas diversas máquinas, equipamentos e peças, muitas delas voltadas para construção de aeronaves não tripuladas.

Um dos integrantes da equipe relatou, ao Só Notícias, que por volta das 13h30, começou a sentir cheiro de fumaça e, em seguida, um dos empregados avistou as chamas que estavam se alastrando com rapidez, devido a ventos fortes. “A gente juntou umas 4 ou 5 pessoas para começar a tentar conter o fogo lá, com uns abanadores de borracha que a gente fez na hora, tinha uma correia, nós amarramos lá e tal. Aí a gente tentou tentar segurar o fogo mais ali perto do pasto, só que as chamas estavam muito altas, estava a 5 metros de altura, mais ou menos”, descreveu.

Ainda segundo ele, as chamas começaram em um terreno baldio, no bairro ao lado da propriedade. “Ele começa de lá (apontou em direção à área residencial do Jardim Califórnia), e o fogo estava na mesma direção, aí veio trazendo de lá para cá.” Ele também explicou que havia “um aceiro na volta do galpão aqui, só que o fogo pulou por cima do aceiro e bateu no telhado nosso fogo que começou de cima para baixo. Aí não teve jeito né a gente salvou a cachorrinha que tinha aqui, levou alguma coisa que estava na mão mesmo”, disse.

O trabalhador afirmou que, desde o momento em que o fogo foi avistado, até a evacuação do local, toda a ação durou cerca de 10 minutos. “É muita coisa de madeira, esse é um galpão antigo e tudo.” A vegetação em volta do galpão destruído foi consumida quase que por completo, além disso, também foi relatado que um galinheiro acabou incendiado, matando todos os animais que nele estavam.

Além da empresa de drones, foram atingidos vagões de duas carretas de uma empresa de biomassa, a parte externa de um barracão desativado e vegetações em diversos locais.

Cerca de 15 pessoas, incluindo militares, profissionais da saúde e brigadistas atuaram diretamente no combate, conforme Só Notícias já informou. O evento mobilizou todo o efetivo operacional, suporte da Sala de Situação e prefeitura, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e de Obras. Eles enfrentaram “desafios significativos devido à rápida propagação do fogo” e foram utilizados aproximadamente 80 mil litros de água, três pás carregadeiras, dois tratores de esteiras e quatro caminhões tanque que “foram fundamentais para conter e extinguir o fogo”. “Após o controle das chamas, foi realizado o rescaldo completo da área para evitar reignições”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE