A caminhada organizada pela secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação reuniu, ontem, mais de 500 participantes em trajeto pela avenida Júlio Campos, distribuindo panfletos com informes e orientações à população, sobre as diferentes formas de violência e os canais para denúncia.
“Esse foi um momento de promover a conscientização e também de falar dos nossos serviços. Temos uma Rede de Enfrentamento estruturada, temos a Delegacia Especializada da Mulher, um Conselho Municipal atuante, o CREAS que presta todo o serviço de acolhimento, apoio psicossocial e jurídico às vítimas, os CRAS que trabalham a prevenção da violação de direitos, além das secretarias de Saúde e Educação que estão preparadas para receber denúncias e realizar o atendimento às vítimas”, destacou a primeira-dama e secretária da pasta, Scheila Pedroso.
Durante o evento, o prefeito Roberto Dorner reforçou o posicionamento da gestão em resguardar o direito das mulheres. “No final de 2021 sancionamos uma lei municipal que não permite a nomeação de agressores condenados pela lei federal Maria da Penha. Isso mostra que não compactuamos com os agressores e que trabalharemos cada vez mais para que sejam punidos pelos seus atos”.
Um destaque da caminhada foi o Ônibus Lilás, uma unidade móvel da secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania preparado para atender gratuitamente mulheres vítimas de todos os tipos de violência. O ônibus realizou todo o percurso da ação e ao final ficou na Praça da Bíblia, com a equipe prestando serviços como orientação psicossocial e jurídica, e encaminhamentos para os serviços da Assistência Social e da Saúde.