A prefeitura está preparando um procedimento licitatório para contratar uma empresa que ficará responsável por definir alguns parâmetros para início da cobrança da taxa de lixo. De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, o estudo definirá “a forma como será feita a cobrança, quantas vezes o caminhão passará em cada região, enfim. A intenção é estabelecer critérios para não ter problemas. Precisamos resolver esta situação urgentemente”, afirmou, ao Só Notícias.
De acordo com a lei, criada na gestão do ex-prefeito Juarez Costa (PMDB) e aprovada pela câmara, a prefeitura tem aval para começar a cobrança após o início dos trabalhos pelas empresas responsáveis por coletar, transportar e encaminhar a uma área ambientalmente correta os resíduos do município. Os valores também foram definidos em projeto de lei.
As empresas começaram a atuar, ainda no ano passado. Cada companhia faz uma atividade. A que faz a coleta receberá até R$ 4,855 milhões por ano. O transporte custará até R$ 2,484 milhões anuais e a destinação final até R$ 4,388 milhões. Os contratos têm validade de um ano.
O lixo é levado para uma área de aterro sanitário no distrito de Primavera (município de Sorriso), que recebe os resíduos de residências sinopenses, com tratamento específico. São cerca de 2,7 mil toneladas por mês (aproximadamente 90 toneladas por dia), com custo aproximado de R$ 365 mil mensais.