O poder executivo em Alta Floresta vai contratar empresa especializada na prestação continuada em comunicação de dados, incluindo serviço de conexão à internet em 146 pontos para o funcionamento de câmeras IPs fixas, Speed Domes e OCRs ligadas ao projeto estadual de segurança pública “Vigia Mais MT”. O edital será disputado dia 7 do próximo mês e devem ser investidos R$ 319 mil em recursos próprios.
A gestão avalia, no certame, que houve crescimento significativo na rotatividade de pessoas em avenidas, ruas e praças, exigindo assim melhores medidas de controle e fiscalização das áreas. A implantação de sistemas de segurança por câmeras deve proporcionar o resguardo da população que utiliza os espaços e demais eventuais situações que venham a utilizar de imagens de vídeo.
Serão contemplados trechos das rodovias estaduais como MT-208 e MT-325 (próximo ao meio urbano), avenida Perimetral Rogério Silva, avenida Teles Pires, avenida Mato Grosso, avenida Vila Nova, avenida Bom Pastor, avenida Ayrton Senna, avenida Brasil, avenida Ludovico da Riva Neto, avenida Ariosto da Riva, rua dos Atletas, rua Raquel Queiroz, rua Mário Quintana e rua Jaracatiá.
Também devem ser abrangidas a avenida das Oliveiras, avenida Brasil, avenida dos Buritis, avenida Unemat, rua João de Barro, rua Acerola, rua Orlândia, rua Iguapé, rua Primeira de Maio, rua do Araújo, rua dos Esportes, avenida das Araras, avenida Castro Alves, avenida Júlio José de Campos, avenida Uniflor, avenida Presidente Getúlio Vargas, avenida da Integração, avenida São Gabriel, entre outras.
Conforme o edital, o programa visa o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. A finalidade é a cooperação técnica e operacional entre o estado na ampliação do sistema de vídeo monitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos, melhora dos planejamentos de ações policiais, facilitando análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais, com resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.
Em levantamento apresentado pelo governo do Estado, em julho, já foram assinados termos de cooperação com mais de 100 municípios para a instalação das câmeras de vídeo monitoramento.