A prefeitura de Tapurah (244 quilômetros de Sinop) decretou situação de emergência após as fortes chuvas dos últimos dias danificaram as pontes do rio Borges e Arinos, que possibilita acesso ao município de Nova Maringá, por exemplo. O local está completamente interditado.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o tráfego de veículos está interditado. Além disso, tem causado danos aos produtores rurais que precisam realizar o escoamento da safra na região.
A coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil de Tapurah emitiu o parecer que indica a necessidade de decretar situação de emergência, sendo necessário estabelecer atendimento às situações de excepcional interesse público, visando à reconstrução e recuperação das áreas atingidas. O município disponibilizou aparato para minimizar os efeitos do desastre, bem como assistência e socorro aos afetados.
Com o decreto, a prefeitura autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Autoriza também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.