A prefeita eleita, Rosana Martinelli (PR), confirmou, ao Só Notícias, que Sinop não deve ter carnaval popular no ano que vem. Segundo ela, o foco é a ornamentação natalina, que, este ano, deve ter investimentos que podem passar de R$ 500 mil. “Não pretendemos retomar o carnaval popular. Queremos, na verdade, melhorar o final de ano. A gente mudou um pouco o foco, pois, investindo no Natal, acabamos por fomentar o comércio. Acabamos por atingir mais pessoas”, explicou a atual vice-prefeita.
Este ano, Sinop também não teve carnaval popular organizado pela prefeitura. A justificativa foi a economia de cerca de R$ 500 mil, que foram remanejados para outras ações. O objetivo também, segundo ela, era evitar problemas de segurança.
Em 2014, a secretaria de Cultura atribuiu o cancelamento da festa popular ao governo estadual. De acordo com a gestora, a previsão era que o Estado bancasse 80% e o município 20%, no entanto, não houve por falta de verbas. Em 2013, último ano em que o carnaval foi realizado, cerca de 45 mil pessoas marcaram presença nas quatro noites e duas matinês, conforme balanço divulgado na época.