O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, disse ao Só Notícias, que o turismo no município vem sendo mais explorado desde o ano passado, buscando ampliar os horizontes, gerando mais empregos e voltando olhares de grandes investidores para a região. Além de distribuir o foco de investimento para o turismo ecológico e de contemplação, como exemplo, aves e primatas.
De acordo com dados do Governo Federal, atualmente 625 empresas ativas tem serviços voltados ao turismo em Sinop. 512 são bares e restaurantes, 53 meios de hospedagem e 60 agências de viagem. Com isso, a geração de empregos no setor cresce de maneira constante, afetando positivamente a economia do município.
“A gente está dando novos rumos ao desenvolvimento do nosso município, sempre fomos referência em turismo de negócios, e agora estamos implantando o eco turismo e o turismo de contemplação, como observação de aves e de primatas. Este é um longo momento em que vive Sinop, estamos tentando atrair olhares importantes de investidores e a tendência é que a gente tenha cada vez novos empreendimentos turísticos e de lazer na região“, explicou o secretário.
Klayton Gonçalves também destacou que a estruturação do setor de turismo se iniciou junto com a administração atual, com a formação de controle do turismo local. Após isso, foram disponibilizados cursos para condutor de pesca esportiva, cadastramento dos atrativos turísticos já consolidados ou ainda aqueles com potencial para desenvolvimento de projeto. Além disso, são feitas análises em alguns setores como propriedades rurais, que possam ter vocação turística.