Teve início, hoje, as obras de revitalização do canteiro central da avenida Beira Rio, nas imediações de duas universidades. O canteiro voltará a sua largura anterior de 6 metros, sendo alargado em 4 metros. Atualmente, a área possui 2 metros. Além da ampliação, também serão refeitas as calçadas e meios-fios, instalação de gradil no centro do canteiro e laterais dos dois lados da avenida e arborização. A conclusão das adequações está prevista para o começo do mês de fevereiro.
Segundo o secretário de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, que está responsável pelas coordenadas do projeto, as obras de revitalização do local é um processo de melhorias para entregar a área novamente à população, de maneira que possam circular sem obstáculos pela via. Em dezembro a prefeitura realizou a desocupação do espaço, onde funcionavam mais de 20 barracas de comércio de alimentos e um estacionamento nas duas laterais do canteiro.
“Houve, há alguns anos, uma retração desse canteiro, e se formou um estacionamento irregular no local, que também trouxe barracas de lanches, comércio de ambulantes. Isso ocasionou um problema muito grande no tráfego de pedestres e veículos no local. Atendendo aos pedidos da população, hoje, depois da ação de retomada da área, estamos começando os trabalhos de adequação para então, passá-las às mãos da população novamente”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Eduardo Henrique, as obras também trazem ações de reeducação no trânsito, que serão realizadas com implantação do gradil e sinalizações verticais e horizontais. “Nesta segunda etapa, acontece também as fiscalizações e controle, tendo o objetivo de manter as destinações legais do local , educando e prevenindo os usuários da via, construindo uma cultura de acatamento e respeito às normas de trânsito e consequentemente, diminuindo as dificuldades de travessia e incidências de acidentes no local. ”, reiterou.
Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana, a priori, a única alteração na via, acontece nos sentidos Fernando Correa –Ponte Sérgio Monta, e nos próximos dias, no sentido Centro-Atacadão, em que o tráfego de veículos acontecendo somente, de um lado da pista. “Neste período de um mês, os motoristas não terão dificuldades de trafegarem pelas vias. O que pedimos sempre é que no trecho em questão, diminuíam a velocidade, evitando possíveis acidentes”, finaliza Gustavo Albino, diretor de Trânsito da Semob.