O mutirão de limpeza em todos os bairros começa nesta segunda-feira e vai até o dia 14 de dezembro para retirar galhos de árvores, entulhos e outros que estão em áreas destinadas para calçada (em frente de residências ou terrenos). “O objetivo é deixar a cidade limpa, especialmente agora com o início das chuvas, atingindo resultados positivos tanto na limpeza das ruas quanto na profilaxia de doenças, por isso, conclamamos a sociedade para participar e colaborar com a limpeza, estando atenta ao cronograma e as datas certas para cada região da cidade. Pedimos a colaboração da população para que as pessoas se antecipem e já no primeiro dia de coleta de cada bairro depositem os materiais na calçada para serem recolhidos”, explicou o secretário de Obras, Gerson Franke.
Durante o mutirão, a secretaria de Meio Ambiente fiscalizará os terrenos baldios e notificará os proprietários “ especialmente aqueles que não estão sendo limpos. Notificamos cerca de 800 terrenos e, após o prazo legal da notificação, vamos providenciar a limpeza de quem não fez levará multa”, de R$ 500 mais o “valor de limpeza de R$ 400”. “Quem já levou multa ano passado e ainda não limpou o terreno, será cobrada multa em dobro”, informou o secretário Márcio Albieri.
O secretário de Saúde, Rafael Bespalez, apontou que mutirão também ajuda a prevenir doenças. “Por mais que os índices de dengue, chikungunya e zika estão baixos se comparados com os índices nacionais e estaduais, mesmo assim agora no período das chuvas é importante ficar atento em relação à limpeza dos terrenos e em geral”. A informação é da assessoria da prefeitura.